Pular para o conteúdo principal

Por quê entrei nessa?

Um dos benefícios da corrida: acompanhar o nascer do sol.

Já há algum tempo eu vinha praticando caminhada e corrida. Mais especificamente, caminhada; desde 2006, cerca de um ano depois de chegar à Sobral.

Este início se deu por recomendação médica. Colesterol e triglicerídios em níveis altos têm me acompanhado desde que comecei a fazer exames de check-up. Como a alimentação nunca foi um grande problema, a prática de exercícios físicos era uma alternativa para que tudo se normalizasse sem o uso de medicamentos.

Passaram-se os anos e continuei. Maior interesse aqui, menor interesse ali, mas sempre tendo pelo menos a caminhada na rotina de atividades semanais. Em alguns momentos, academia também. Enquanto isso, os exames de sangue sempre me mostrando que eu não poderia relaxar com relação a isso. Ainda bem que o coração sempre se mostrou bem, isto é, eu tinha todos os motivos para praticar esportes.

Paralelamente, o futebol - society e futsal - estavam presentes, mas como nunca fui um Alex, um Zico, um Neto ou qualquer um desses caras que usaram a 10 com propriedade, fui aos poucos perdendo o interesse na prática. A dificuldade em arrumar local para "rachas" e "peladas", acelerou o processo.

Ai, em 2013 acontece, talvez, o fato determinante para que eu entrasse no mundo das corridas. Um grande amigo e incentivador teve uma daquelas perdas irreparáveis, que pode acontecer com qualquer um de nós. Como era de se esperar, mesmo na dor, ele seguiu - na medida do possível. Ele usou as corridas de rua como forma de homenagear a pessoa a quem ele tanto ama, mas que foi para outro plano antes do que esperávamos. Cada corrida uma medalha; cada medalha uma mensagem cheia de saudade...


Uma vez que esse meu amigo é meu ídolo no mundo esportivo, pensei: posso tentar também. Devo fazer coisas que sirvam de incentivo e exemplo para aqueles que amo. E foi ai que decidi participar de corridas.


Comecei a treinar mais seriamente no início de 2014. Pelo meu horário de trabalho, tive que me disciplinar e começar a criar uma rotina de treinos cedinho. Muito ruim no começo. Principalmente pelo fato de eu nunca conseguir dormir num dia para acordar no outro. A Ju, todo dia me dizia: "vai de manhã que é melhor, rapaz!".  A insistência deu certo e em abril lá estava eu, na 12ª Meia Maratona de Fortaleza, para minha primeira corrida.


Criei esse blog para fazer uma memória das minhas aventuras nas corridas. Aliás, essa foi uma ideia que surgiu depois da primeira prova, quando a empolgação tomou conta de mim. Vai que alguém gosta de ler e quer saber como são?

Também faço planos de usar o espaço para falar de corridas em geral. Quem sabe...

Abraços e kms!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#56 – III Meia Maratona de Sobral

Em comemoração aos 246 anos, a III Meia Maratona de Sobral (MMS). As provas em 2017 e 2018 foram muito boas, com a do ano passado tendo corrigido muitos problemas da de 2017. Porém, esse ano, acho que houve um passo para o lado. Houve alguns pontos diferentes, mas no geral acho que não podemos considerar como melhorias. Em termos de divulgação, fica difícil julgar se foi mesmo adequada pelo fato de que não dá pra esquecer dessa prova: meia maratona em Sobral, no aniversário de Sobral, eu tendo um filho que faz aniversário no mesmo dia que Sobral. Então, fico monitorando pelo site do evento, com os colegas de assessoria, etc. Mas houve divulgação pelo rádio e pelas redes sociais, principalmente com sorteios de cortesias. Foram vários! Aliás, falando em sorteio, nos anos anteriores fui contemplado com cortesia. Porém, como esses sorteios só acontecem bem perto da prova, não dá pra ficar esperando a sorte chegar. Me inscrevo e depois ganho… Mas, quando ganho, doo a cortesia. Esse

#42 – II Meia Maratona de Sobral

Metade do ano já se foi e só agora conquistei minha segunda medalha… E foi bem conquistada 😀 Parece que Sobral, definitivamente, tem um calendário de provas. Salvo engano esta foi a quarta prova em 2018 e confirmadas já estão pelo menos mais sete! A de ontem foi a nova queridinha dos corredores sobralenses: a Meia Maratona de Sobral – MMS, em sua segunda edição. Assim como em 2017 , ótimo custo benefício – inscrições entre 30 e 50 reais – e excelente premiação: mais de 36 mil reais. Prêmio em dinheiro, medalha e troféu para os três primeiros em cada distância (masculino e feminino), premiação por categoria, premiação especial para quem reside em Sobral, premiação para cadeirantes e paratletas. Tudo pago na hora. Chegou, ganhou. A divulgação começou um pouco mais cedo que em 2017 e me pareceu melhor: rádio, comercial naquelas TVs de shopping e supermercado, Facebook da prefeitura… No entanto, parece que os corredores demoraram um pouco para se empolgar com o evento. As inscriçõe

#22 – XXIV Corrida de Rua Unifor

Estamos quase completando metade de 2016 e ainda estou na terceira corrida do ano… São vários fatores. O primeiro deles é que decidi fazer menos provas. A logística é complicada: acordar cedo, cortar o sono de outras pessoas e enfrentar Fortaleza na madrugada. Depois da prova, pegar a estrada e voltar pra Sobral. Além disso, depois do assalto, acabei baldeando a planilha. E pra acabar de completar, adiamento e cancelamento de prova. Aliás, vou começar por este último. Esse ano botei na cabeça que vou fazer uma meia maratona. É bom, então, fazer uma prova de 15km. O problema é que estas provas não existem em Fortaleza. No “calendário” teríamos apenas duas. Me inscrevi pra uma que foi adiada e depois cancelada. A prova da UNIFOR (Universidade de Fortaleza) é tradicional. Em 2016, a vigésima quarta edição. Mas na sexta-feira a tarde recebo a notícia de que a mandatária do grupo Edson Queiroz, dono da UNIFOR, falecera. Vai ser adiada, pensei. Entrei em contato com um amigo que lá tra