Como se sabe, os pais adoram quando os filhos querem fazer algo tal qual os progenitores. No meu caso, não é diferente.
Sempre que volto dos treinos, o JC já está acordado e geralmente faz o alongamento comigo. Quando menorzinho até tinha a mania de calçar o tênis e sair pela casa: "Vamo, pai. Vamo?". Além disso, toda criança adora correr.
Foi então que no site da Ativo apareceu a propaganda da Pão de Açúcar Kids, marcada para 04 de julho, um sábado. Um dia antes do seu aniversário de 5 anos. Estava escolhido o presente!
Inscrição feita como na corrida para adultos, mas kits entregues apenas no dia: camisa, número de peito para o atletinha e para o responsável, orientações para participação da prova, etc.
Chegamos na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) por volta das 6h30min. A primeira bateria estava prevista para as 8h (no site). Acabou começando as 8h20min. Enquanto isso, JC cuidou de fazer seu aquecimento.
![]() |
Hora do aquecimento. No mesmo gramado onde a Fúria treinou durante a Copa de 2014. |
Quando começaram a chamar os atletas de 3 anos, fomos para a arquibancada da pista de atletismo colocar o número de peito e esperar nossa vez. Estava divertido ver aquela criançada toda correndo.
![]() |
Esperando nossa vez. |
Alguns pais estavam vestidos como se fossem eles correr. Correr uma maratona, diga-se. Não, acho que seria uma ultra maratona. Tinha papai e mamãe até com cinto de hidratação. Nossa!
A prova seria dividida em baterias, por idade. O combinado era chamar pelo sistema de som e os pequeninos seriam divididos em grupos de 5. No começo até funcionou, mas depois começou a não funcionar bem. Estava correndo quem estivesse na fila. Ah, como as pessoas adoram dar um jeito de se livrar logo das coisas: você é pai, sabe a idade do seu filho, mas fica lá na fila, ainda reservada para a criançada de outra idade. "O máximo que pode acontecer é mandarem a gente voltar". Teve isso.
Quando começaram a chamar as crianças de quatro anos, descemos. Tinha chovido durante a madrugada mas quando o sol raiou, parou. No entanto, bem na nossa vez a chuva retomou e os fotógrafos sumiram. Mesmo assim, saquei do bolso o smartphone e registrei a ansiedade do garoto já na pista.
![]() |
Esperando o Paulinho Leme dizer "3,2,1, valendo". |
Enquanto isso, mamãe Ju registrava tudo lá da arquibancada. A única instrução ao pequeno corredor, foi: "corre até o final sem parar". Infelizmente alguns pais disseram: "vamo ganhar cara!". Eu, sinceramente, acho isso uma lástima. Acredito que a criança cresce achando que só importa ser o melhor, e não fazer as coisas direito. Enfim, cada um educa do jeito que acha certo e assim o mundo vai ficando cada vez pior.
Ao final, medalha para os que completavam a prova e o campo liberado com muito pula-pula e espaço para correr. Agora do jeito deles.
![]() |
Mais uma para pendurar na porta do quarto. |
Próxima prova só em outubro. Infelizmente, provas para esta faixa etária são poucas.
Comentários
Postar um comentário