Foram 45 dias de treinos até o dia 2 de agosto, data da realização da minha 12ª prova.
Minha mãe havia falado que um vizinho nosso, o Valber, também estava participando de algumas corridas. A princípio estranhei, pois sabia que os irmãos dele - Lando e Waguin - corriam. Mas como o Valber tem um biotipo de queniano, não era de se estranhar.
Segundo Dona Núbia, ele estava na II Corrida Gran Marquise. Não só ele como outro vizinho, o Dirceu. Mas esse vai para competir de vera! Treina com assessoria e tudo mais.
Na retirada do kit, acabei encontrando o Valber lá. Nos falamos rapidamente pois ele tinha que voltar para o trabalho, mas basicamente combinamos de combinar mais tarde, a nossa ida à corrida.
Ah, o local de retirada foi, de novo, a loja Centauro do Iguatemi. Com o mesmo desconto de 10% de sempre. Dessa vez gastei com tênis para o JC.
A entrega de kits foi um pouco confusa, pois a maioria ficou sabendo de um tal termo de responsabilidade que deveria ser entregue assinado. Acho que era algo do tipo: "se eu morrer na prova, a culpa é minha, somente minha" só que escrito com muitas cláusulas e parágrafos. Li rapidamente só para ter certeza de que não tinha algo do tipo "se eu morrer a Caixa pode ficar com o dinheiro da minha conta". Como parecia não ter, assinei. Como não morri na prova, hoje vivo mais tranquilo.
Outro ponto negativo foi o tamanho da camisa. Eu sempre escolho P. Por mais que a P muitas vezes seja ultra P, eu sempre escolho P. É uma forma da camisa não ficar 'roçando' no meu corpo, o que poderia provocar assaduras. Ao conferir o material dentro da sacola, a camisa era M. Voltei para questionar e o rapaz, com aquele risinho malandro, me mostrou que no próprio número de peito tinha M. "Olha aqui, foi você quem escolheu!". Perguntei se era possível trocar, mas ele só balançou a cabeça negativamente. Fazer o quê...
No sábado a tarde, fui até a casa do Valber e combinamos como seria nossa ida no dia seguinte. Especulamos alguns trajetos e no final das contas, escolhemos o que eu já havia feito uma vez. A largada seria do Marina Park e se fossemos cedo, a rua ainda estaria liberada pelo pessoal do balizamento.
A largada estava marcada para as 7h20min. Praticamente meio dia em se tratando de Nordeste. Saímos de casa por volta de 5h, ainda escuro. No entanto, foi a conta certa para pegar uma boa vaga perto da largada. Um flanelinha com camisa do Flamengo - ou seria do Guarany de Sobral? - nos guiou até a vaga e enquanto eu me preparava - número de peito, monitor, boné, óculos, etc - o Valber tratou de pagar a 'taxa de estacionamento'. Nesse dia acho que estava em promoção: 5 reais!
Acompanhamos o Dirceu até a tenda da assessoria KM, conversamos com algumas pessoas e demos uma volta nas outras tendas. Depois, Valber e eu fomos para o aquecimento na quadra de tênis do hotel e chegou a hora da largada. Como meu vizinho iria para a prova dos 5 km, ele meteu o pé na carreira logo. Fui no meu ritmo, mas visando melhorar o tempo de 45 dias atrás.
O percurso foi praticamente o mesmo de sempre de todas as provas que são realizadas nessa região: sai do Hotel, vai para a subida do IML, volta, vai pela rua dos Tabajaras, Aterro da Praia de Iracema, volta e entra no Hotel.
O primeiro quilômetro fiz com um tempo de 7:33. Normal, se considerarmos o tráfego do início. A partir dai, vi que nos três quilômetros seguintes mantive um pace abaixo de 7 min/km; mesmo tendo enfrentado a subida do IML nesse trecho. Resolvi manter o passo e tentar apertar um pouco mais a partir do quilômetro 7. Mantive o ritmo nos quilômetros 5 e 6 mas corri o sétimo quilômetro em 7:01. Resolvi aumentar o ritmo um pouco. A vantagem do percurso ser repetitivo é que eu sabia que não haveria grandes problemas dali - Aterro da Praia de Iracema - até a volta ao Hotel.
![]() |
Parciais segundo o aplicativo Runkeeper. |
Consegui voltar para um ritmo abaixo dos 7 minutos e uma nova quebra de recorde pessoal. Prova realizada em 1h05min. Ok, o GPS marcou apenas 9.8km. Mas isso dá um ritmo médio de 6:42, o que daria um tempo de 1h07min ao fechar os 10 km. Tempo baixado, pois.
![]() |
No dia da prova distribuíram as viseiras. |
Encontrei o Valber assim que cruzei a linha de chegada. Ele havia feito algo em torno de 25 minutos. Certamente faria os 10 km em menos de uma hora, mas ele ainda estava com receio de dobrar a distância. O Dirceu fez os 10 km em menos de 38 minutos. E eu feliz com um sub 70'... Mas estava mesmo!
![]() |
Depois de muitos anos, nos reencontramos em uma atividade física. Antes era o futebol nos campinhos da Rua Primeiro de Maio. |
Agora era esperar o próximo desafio, a terceira etapa do Circuito das Estações - Primavera, mas sem relaxar nos treinos de velocidade.
Comentários
Postar um comentário